Tecnologia do Blogger.

Estatistica

O PROFISSIONAL DE ESTATÍSTICA


Estatístico é um profissional especialista em estatística. No Brasil, o profissional de estatística denomina-se estatista, e não estatística, como se costuma dizer.

A profissão foi criada pela Lei número 4.739 de 15 de julho de 1965 que, juntamente com o Decreto número 62.497, definem as responsabilidades e atribuições do profissional.
A categoria conta com o Conselho Federal e Conselhos Regionais, cujas principais atribuições são orientar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território nacional. Existem apenas dois sindicatos que representam a classe: um em Brasília e outro no Rio de Janeiro, sendo que este último nem mesmo possui um sítio na internet.

Outro órgão que merece destaque é a Associação Brasileira de Estatística (ABE), fundada em 1984, cujo objetivo é promover o desenvolvimento, disseminação e aplicação da Estatística no Brasil.

Mercado de Trabalho

A principal área de atuação é o setor financeiro - bancos, seguradoras e financeiras - que vem absorvendo a maior parte da mão-de-obra recém formada. No entanto, os estatísticos também possuem forte presença em institutos de pesquisa, corretoras, indústrias, grandes redes de mercado varejista e empresas de pesquisa de mercado.

A formação acadêmica deste profissional - fundamentada principalmente em cálculo, lógica de programação, teoria das probabilidades e técnicas e métodos estatísticos - o torna preparado para trabalhar em qualquer ramo de atividade. Nos últimos anos, profissionais com formações clássicas como engenharia, economia, biologia, medicina e ciências sociais têm perdido espaço a estes profissionais, cuja visão diferenciada permite soluções mais inovadoras, inteligentes e criativas.

REFERÊNCIAS:


Ligações externas

0 comentários :

Postar um comentário

Follow by Email

Assine nosso Feed, e receba as atualizações do blog

Ei! Siga o coelho branco

coelho branco

Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.